BLENDER - UM DOS MELHORES PROGRAMAS DE MODELAGEM 3D

Olá pessoas!

Para quem se interessa por construções de jogos 3D, maquetes virtuais, ou qualquer atividade artística ou profissional que trabalhe com modelagem 3D, o assunto que vou abordar neste artigo pode ser do seu interesse.


BLENDER

É um software multiplataforma exclusivamente feito para a modelagem 3D, mas suas funcionalidades são amplas, dá pra fazer até animação e desenhos em 2D, pois ele possui uma linha do tempo e ferramentas similares à maioria dos softwares profissionais como: o Flash e o After Effects.

Para projetos arquitetônicos e designs de interiores, o Blender pode ser explorado na construção de maquetes virtuais. Suas ferramentas de construção de formas em 3D e sua plataforma de renderização não ficam atrás das ferramentas mais usuais como: as do AutoCAD e do SketchUp.
Recomendo que você assista alguns vídeos do Algusto do canal Blender para Arquitetura, Aqui, no meu artigo, vou deixar uma palinha de uma de suas aulas, onde ele mostra o que pode ser feito com as ferramentas magníficas do Blender importando a planta baixa direto para a área de trabalho do software para se construir uma maquete virtual:


Origem do Projeto Blender

Graças ao holandês Ton Roosendaal, co-fundador da NeoGeo, um dos maiores estúdios 3D da Holanda. Em 1998 Ton descide criar sua própria empresa a NaN (Not a Number) para subsidiar a NeoGeo e continuar desenvolvendo o Blender afim de torna-lo um software de código aberto futuramente. Em 2001 as coisas não foram nada boas para a NaN de modo que não havia mais como manter uma numerosa equipe de desenvolvedores do software sem a colaboração dos investidores. Em 2002 Ton fundou a Stichting Blender Foundation sem fins lucrativos, contando apenas com contribuições voluntárias para manter o projeto Blender. Seu código hoje é aberto, ou seja, qualquer pessoa que saque de programação e scripts Python pode fazer alterações e criar outras ferramentas se quiser, mas os desenvolvedores pedem que essas alterações sejam compartilhadas para a melhoria progressiva do software, as melhorias saem nas versões atualizadas. Essa liberdade é definida pela GNU General Public License (GPL) do Blender.
A Blender Foundation disponibiliza também suporte para os criadores e artistas 3D, como tutoriais e acesso à comunidades interativas, onde se constrói, de forma interativa, conhecimentos sobre o uso deste programa. Há inclusive uma comunidade em nossa língua, que pode ser acessada aqui.

O foco principal dos desenvolvedores são os criadores de modelos para jogos e animações 3D. Essas animações estão em alta, são bastantes requisitadas para vídeos de propaganda e para os longas no cinema; Não somente filmes construídos totalmente em plataforma 3D, mas também os efeitos especiais igualmente feitos em plataforma 3D, que incrementam substantivamente as filmagens tradicionais. Falando-se sobre filmes para propagandas, lembra daquela propaganda da batata da Ruffles fazendo um striptease dentro de uma vending machine? Pois é, esta animação 3D foi feita no Blender pela produtora AlmapDDBO.



Falando sobre filmes, há o título Next Gen produzido pelas produtoras: Baozou Manhua, Alibaba Pictures e pela Tangent Animation. Este longa foi comprado pela Netflex e lançado no ano de 2018. Essa animação 3D também foi produzida na plataforma do Blender. Caso ainda não conheça a produção, veja o trailer abaixo:


Além de podermos criar animações incríveis para filmes longos ou curtos, o Blender ainda disponibiliza uma plataforma para tratamento dos vídeos gravados, isso não é simplesmente incrível? Não é a toa que o Blender seja considerado um software multiplataforma, podemos construir quase tudo em praticamente todas as mídias conhecidas e mais utilizadas.

Desconheço algum jogo famoso no mercado de jogos 3D que tenha sido feito exclusivamente no Blender, mas pelos exemplos das animações acima, creio que o Blender possa ser uma ferramenta poderosa na construção dos modelos utilizados nos jogos também. Independente desse fato, se seu interesse é o mercado de jogos 3D, vale apena testar o Blender ou começar a aprender a modelar nele para depois partir para os mais usados profissionalmente como o Maya e o Zbrush.

As ferramentas de escultura nativas do Blender são ótimas, facilitam demais a modelagem 3D, e ainda é possível criar suas próprias ferramentas como os brushes de texturas, adquirir outros brushes fornecidos gratuitamente em alguns blogs ou comprar pacotes prontos e instalar no seu Blender.
O uso dos brushes e uma mesa gráfica dinamiza muito as modelagens, sem que precisemos entender de linguagem de programações.

Podemos criar qualquer tipo de formas ou esculpir formas já prontas, nativas do próprio Blender. Veja o que o Nereu do canal Vídeo Vertigo consegue fazer a partir de uma simples esfera:



Ou podemos construir qualquer forma trabalhando apenas com polígonos formados por arestas e faces, que são criados com simples cliques, e especificamente nesses casos nem precisamos de uma mesa gráfica, dá pra fazer tudo somente com o uso do mouse. Veja essa speed art em modelagem 3D que encontrei no canal Imagine Make It:


Bem, acredito que, assim como eu fiquei muito exitado com tantos recursos dessa multiplataforma e as possibilidades de criações artísticas, você deve já deve ter aderido o Blender como ferramenta criativa. Caso não tenha baixado ainda, você pode acessar o link para baixar gratuitamente a última versão do Blender aqui.

Caso já tenha baixado e está buscando o conhecimento de suas funcionalidades, eu preciso, orgulhosamente, te dar as boas vindas, quanto aos conteúdos para aprofundamento do uso do Blender, o que não faltam são tutoriais gratuitos no Youtube para iniciantes ou cursos disponíveis em plataformas específicas para se aprofundar e realizar trabalhos espetaculares. No próprio suporte do site da Blender Foundation Funding você encontra o manual do software e vários tutorias gratuitos.

Então mãos à obra, desejo que você realize ótimos trabalhos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO ALTERAR O BLENDER 2.79 PARA PORTUGUÊS

ARTE DIGITAL X ARTE TRADICIONAL

CRIANDO SUAS PRÓPRIAS FONTES - PARA AMADORES